Pular para o conteúdo principal

Por que cegonha?


Você já se perguntou porque as mamães gestantes amam tanta as cegonhas? Fui buscar o porquê disso e encontrei informações surpreendentes.

No antigo Egito, o hieróglifo em forma de cegonha significa "alma". Na cultura hebraica, a palavra "cegonha" (חסידה/chasidah), significa  "misericordioso". Na mitologia eslava, acreditava-se que elas eram as responsáveis por levar as almas do paraíso para a Terra.

Nos países ocidentais, existia a crença de que, se alguém visse uma cegonha no telhado de uma casa, aquele lar estaria prestes a receber a chegada de uma nova vida e a imagem da cegonha foi associada ao nascimento dos bebês.

Na Alemanha cria-se que as cegonhas encontravam bebês em pântanos ou cavernas e, caridosas, os traziam de volta para a cidade.  Dessa forma,  um casal poderia colocar doces na janela, anunciando que queria um desses bebês.

A explicação do porquê de a cegonha ter sido adotada como símbolo de nascimento de bebês tem muito a ver com sua característica dócil e protetora e uma incrível dedicação e atenção às aves doentes ou mais velhas.

E mais incrível ainda é que na Grécia existe uma lei chamada Perlagonia (do grego antigo pelargos, que significa cegonha), criada pelos antigos romano, Lex Ciconaria (Lei da Cegonha), que obriga os filhos a cuidarem dos pais quando velhos, a exemplo da cegonha.
 As cegonhas eram tão respeitadas que até o séc XVI, se uma aparecesse durante uma execução, o condenado era perdoado, pois acreditava-se que a ave sabia de sua inocência.


As cegonhas brancas, costumam fazer o seu ninho nos telhados das casas e nas chaminés, voltando sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes, demonstrando generosidade e fidelidade ao ninho e acasalam sempre com o mesmo parceiro, daí a lenda de que as cegonhas trazem os bebês pendurados no bico e os entregam nas casas pela chaminé.
A lenda da cegonha se espalhou pelo mundo no século XIX, através do conto, “As Cegonhas”, do escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen.
E no Brasil, o que se fez com essa lenda?
Até o século XX ainda existiam adultos que não conseguiam explicar,  naturalmente, como nasciam os bebês e diziam às crianças que as cegonhas os traziam. 
Características:

As cegonhas são aves grandes, com longos pescoços, pernas e bicos.
Existem dezessete espécies, ou tipos, de cegonhas. A mais famosa é a cegonha-branca. As cegonhas são parentes das garças, dos íbis, dos flamingos e dos abutres do Novo Mundo; todos eles formam a família dos ciconídeos.
A maioria das cegonhas vive em regiões quentes da África, da Ásia e da Europa. Elas também podem ser encontradas na América e na Oceania. O jaburu (também chamado de tuiuiú), que é a ave símbolo do Pantanal Mato-Grossense, também faz parte da família dos ciconídeos.

O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos. As cegonhas não têm faringe e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, atividade a que se dá o nome de gloterar. Elas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos e pastagens.

A maioria das cegonhas come insetos, sapos, peixes e outros animais pequenos. Elas pegam sua comida nos campos ou em águas rasas.

Os filhotes saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Põe cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias.
Em pé, as cegonhas medem cerca de 1,5 metro de altura. Em geral, têm penas pretas e brancas. Algumas espécies não têm penas na cabeça e no pescoço; a pele é visível e tem cor vermelha, rosa ou negra. A maior ave da família das cegonhas é o marabu-africano.

Agora vejam o que podemos fazer com o feltro:

Cegonha para Maternidade

Cegonha para Chá de Bebê
Decoração de Chá de bebê

Você também pode confeccionar essas lindas cegonhas, seguindo o passo a passo das apostilas Mamá y Nena. Para adquirir, clique abaixo:





Fonte: 
https://educacao.uol.com.br/biografias/hans-christian-andersen.htm
http://www.infoescola.com/aves/cegonha/
http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/origem-da-lenda-da-cegonha.htm
http://www.virtualbooks.com.br/v2/ebooks/pdf/00818.pdf
http://escola.britannica.com.br/article/482588/cegonha



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papel Paraná ou Papel Panamá?

Algumas vezes me perguntaram qual seria o nome certo do papel que utilizamos no nosso artesanato, se PARANÁ ou PANAMÁ. Então, dando asas a uma das características que tenho que é uma forte curiosidade em saber a origem das coisas,   realizei uma pesquisa para tirar a dúvida,  já que lido com artesanato e utilizo sempre o nome PAPEL PARANÁ em minhas   apostilas . Resolvi passar a informação que encontrei. Li muitos textos e encontrei algumas poucas referências particulares  com o termo  papel panamá, porém em todas os sites oficiais (revendedores e fabricantes), encontrei o nome Papel Paraná e Papelão cinza. Para nós, artesãs, o nome não faz muita diferença, pois o que importa mesmo é o efeito em nossas peças. PARANÁ OU PANAMÁ, eis, aí como utilizo nos personagens que faço em feltro para que eles fiquem em pé sozinhos nas decorações de festas infantis.  Segue o que encontrei sobre essa diferença: Papelão Paraná  é fabricado diretamente a partir da madeira de pinu

Cogumelo em feltro - Passo a Passo

Cogumelos são tão lindos! E esse que vc vai aprender a fazer em feltro é maravilhoso para decorar  centros de mesa de festinhas infantis de vários temas. Acompanhando o passo a passo aqui vc pode fazer muitos deles, não só para decoração como também para lembrancinhas, é só reduzir as medidas. Antes de fazer, olha só um cogumelo de verdade, feito por Deus, não é lindo?                                      Agora veja o que vc pode fazer com feltro! Boas feltrofofurices para vc! Materiais:   Feltro vermelho Feltro branco Linha branca Linha vermelha Cola quente Enchimento em fibra Garrafa pety grande cheia de areia Papel paraná ou papelão bem duro Agulha e tesoura Máquina de costura Vamos começar a fazer agora? 1. Passo :     Corte um círculo no feltro vermelho (30 cm de diâmetro) e  mais 5  círculos no feltro branco (4 ou 5 cm de diâmetro). 2. Passo : Costure  os círculos brancos no feltro vermelho com ponto atrás. Deixe uma aberturinh

João Vinicius - Significado do Nome

João: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”. Significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”. João é um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos,  possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo, por exemplo: Juan, em espanhol, Giovanni, em italiano, Sean, em irlandês. Encontramos o nome João mencionados no Novo Testamento. Um deles é João Batista, o profeta filho de Zacarias, que batizou Jesus. Outro é o Apóstolo João, um dos discípulos mais próximos de Cristo, fazia parte do grupo dos três que Jesus seguidamente chamava para acompanhá-lo (Pedro Tiago e João). Depois da morte e