Pular para o conteúdo principal

Quem sou eu no artesanato?

Mamá y Nena
Meu nome é Ilécia Souto Matos.
Sou empreendedora, professora, graduada em Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia, artesã e produtora de videoaulas para YouTube sobre bonecos de feltro, de pano e de pelúcia. Ainda sou uma eterna estudante, pois nunca paro de me especializar em algo mais. Fui cursar Licenciatura em Geografia no IFBA, mas não quis continuar porque descobri minha paixão por artesanato ao criar lembrancinhas de festa temática utilizando feltro. Foi então que decidi compartilhar meus conhecimentos e habilidades nas redes sociais e me dedicar ao ensino dessas peças com aulas presenciais e videoaulas no YouTube. Atualmente estou também me dedicando ao estudo de Educação Financeira e Investimentos de Renda Variável.😄

Sou Mãe de Cristiane Matos, casada com Leonardo FerreiraViviane Matos, casada com Heleno Andrade e Gilson Matos; avó de Mariana, Helena, Pietra e Paola. 

Comecei a trabalhar muito nova no Banco Bamerindus e depois no Banco do Brasil, onde passei 22 anos da minha vida. Reabri a escola que minha mãe tinha fechado e por alguns anos fui, professora, coordenadora, diretora... tudo na escolinha, até marceneira eu fui, sim me juntava com Bárbara Chaves e fazíamos armários, bancos e mesas de madeira forrada com fórmica, pintávamos as paredes decoradas com motivo infantil e tudo mais! 😀 Mas como a minha primeira filha era muito pequena e eu estava grávida da segunda, resolvi fechar novamente a escolinha para ficar mais tempo com as minhas pequenas, era muito amor pela escolinha, mas por elas o amor era maior e venceu!

Após sair do Banco do Brasil no PDV, tentei ser comerciante e montei uma papelaria que me consumiu por alguns anos. Passei uma década inteira com muita dificuldade, lutando com uma enfermidade na coluna e com meu filho menor ainda pequeno, mas mesmo assim, ao encerrar a livraria, voltei aos estudos, conclui minha graduação em Pedagogia, pós graduação em Psicopedagogia e fui para a sala de aula dar aulas no ensino fundamental e educação infantil. 

Foi outro período profissional apaixonante em que eu me identificava com as crianças e os adolescentes, procurando sempre desenvolver um trabalho lúdico/criativo com o intuito de tornar a educação daqueles pequenos mais estimulante. Desenvolvi projetos lúdicos envolvendo as disciplinas, a arte e as dinâmicas de grupo, alguns deles voltados ao combate do bullying, muito gratificante pelos resultados alcançados em sala de aula. Eu me relacionava tão bem com a meninada que sinto saudades disso! Junto a essa paixão estava também o meu terceiro filho chegando à adolescência e me proporcionando força para ir cada vez mais à luta!

Paralelo a tudo que vivi, desde criança fui envolvida com artesanato desde criança: eu desenhava muito, fazia croché, tricô, bordados, tapeçaria, pintura com óleo em tela, aprendi a costurar vestidos pra mim aos 12 anos de idade com minha mãe e minha irmã Creuna. Com a outra irmã, Magnólia, aprendi a fazer bolsas e cintos de camurça e couro, adorava fazer bolos e confeitar com glacê cozida tradicional com sabor de limão (hummmm... que saudade!). Eu mesma fazia tudo e decorava as festinhas de aniversário dos meus filhos... Ah!... Eram mil coisas que ocupavam as minhas mãos e deixava minha mente leve e feliz!

Mas como nas escolas que eu lecionava, o salário era pequeno e o trabalho era grande, chegou o dia em que me perguntei: e aí, Ilécia, vai continuar passando o dia todo ensinando em escolas e nos fins de semana fazendo planejamentos de aulas ou vai trabalhar pra você mesma utilizando toda a bagagem de dons criativos que você desenvolveu ao longo da sua vida?

A resposta veio quando a minha neta Helena, minha Neninha, meu amor, ia completar 2 aninhos e eu fiz as lembrancinhas da festinha dela com feltro no tema Peppa. Gente vocês não vão acreditar, eu achei lindo, todos acharam, mas hoje, quando vejo as fotos me acabo de rir e ao mesmo tempo fico feliz ao ver meus atuais trabalhos e perceber como o amor e a prática resultam na perfeição.  Vejam só:

Foi o primeiro que fiz
Com muita esperança, imediatamente fiz uma página no Facebook (ainda existia Orkut) e postei as imagens dessas lembrancinhas. Não demorou uma semana e chegou o meu primeiro pedido do Rio de janeiro de 280 unidades de dedoches Peppa. Eu pasmei, quando ouvi da cliente, "me passe sua conta aí!! E quando, pela primeira vez, vi entrar aquele valor de uma só vez, vindo de uma pessoa que eu nem conhecia! Me empolguei e pus a mão na massa! A partir daí, desenvolvi minhas habilidades e fui cada vez mais me aperfeiçoando.

E apaixonada por artesanato que sou, meus utensílios nos últimos nove anos têm sido feltro, botões, linhas, tesoura, celular, notebook, equipamentos de vídeo, web...

E assim, me dediquei à confecção de peças em feltro para decoração, enxoval de bebê, festas infantis, 15 anos, casamento, bonecas de pano, bem como à edição de apostilas digitais com moldes e passo a passo para auxiliar outras pessoas na confecção de peças em feltro, cursos presenciais e vídeos com passo a passo no YouTube.                       


 Hoje

Acesse esse vídeo para aprender a fazer o olhinho de feltro dessa boneca:





Veja o vídeo dessa boneca nesse link:
https://www.instagram.com/p/CfiW63PlJNy/?hl=pt-br



Obrigada por passar por aqui, um beijo! 
Para conhecer mais o meu trabalho visite as sessões deste blog 

ou passe no meu
Instagram

O link do Elo7 
                              
                                                    Meu Canal do Youtube é:
                           https://www.youtube.com/c/IléciaMatos-mamaynena
Whatsapp: 71997308787








Para comprar o molde da Boneca bebutante e você mesmo fazer acompanhando as aulas, clique nesse botão: COMPRAR O MOLDE AGORA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papel Paraná ou Papel Panamá?

Algumas vezes me perguntaram qual seria o nome certo do papel que utilizamos no nosso artesanato, se PARANÁ ou PANAMÁ. Então, dando asas a uma das características que tenho que é uma forte curiosidade em saber a origem das coisas,   realizei uma pesquisa para tirar a dúvida,  já que lido com artesanato e utilizo sempre o nome PAPEL PARANÁ em minhas   apostilas . Resolvi passar a informação que encontrei. Li muitos textos e encontrei algumas poucas referências particulares  com o termo  papel panamá, porém em todas os sites oficiais (revendedores e fabricantes), encontrei o nome Papel Paraná e Papelão cinza. Para nós, artesãs, o nome não faz muita diferença, pois o que importa mesmo é o efeito em nossas peças. PARANÁ OU PANAMÁ, eis, aí como utilizo nos personagens que faço em feltro para que eles fiquem em pé sozinhos nas decorações de festas infantis.  Segue o que encontrei sobre essa diferença: Papelão Paraná  é fabricado diretamente a partir da madeira de pinu

Cogumelo em feltro - Passo a Passo

Cogumelos são tão lindos! E esse que vc vai aprender a fazer em feltro é maravilhoso para decorar  centros de mesa de festinhas infantis de vários temas. Acompanhando o passo a passo aqui vc pode fazer muitos deles, não só para decoração como também para lembrancinhas, é só reduzir as medidas. Antes de fazer, olha só um cogumelo de verdade, feito por Deus, não é lindo?                                      Agora veja o que vc pode fazer com feltro! Boas feltrofofurices para vc! Materiais:   Feltro vermelho Feltro branco Linha branca Linha vermelha Cola quente Enchimento em fibra Garrafa pety grande cheia de areia Papel paraná ou papelão bem duro Agulha e tesoura Máquina de costura Vamos começar a fazer agora? 1. Passo :     Corte um círculo no feltro vermelho (30 cm de diâmetro) e  mais 5  círculos no feltro branco (4 ou 5 cm de diâmetro). 2. Passo : Costure  os círculos brancos no feltro vermelho com ponto atrás. Deixe uma aberturinh

Pedro Vitor - Significado do nome

Pedro : Significa "pedra", "rochedo". Com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas), que significa literalmente "pedra, rochedo".  Pedro foi um dos 12 discípulos de Jesus, o acompanhou até sua crucificação e chegou a negar que o seguia por três vezes, como previu Jesus Cristo antes da sua morte. Porém, após a ressureição de Cristo, Pedro saiu levando as Boas Novas do Evangelho de Cristo com muita fé e poder derramado pelo próprio Deus sobre ele. Segundo a Bíblia (Atos 5:14-15), Pedro anunciava Jesus Cristo com tanta propriedade e fé que a multidão dos que criam, crescia cada vez mais e até transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em macas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles e os curassem. Pedro foi perseguido e morreu em 64 d.C, crucificado de cabeça para baixo, em Roma, na época em que Nero governava. Vitor tem origem no latim Victor, que si