Pular para o conteúdo principal

PAP - Cegonha para Porta de Maternidade - Por que cegonha?


Cegonha, tão querida das gestantes!



Reino: Animalia

Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Gênero: Ciconia
Espécie/Nome científico: Ciconia boyciana
Nome comum: Cegonha branca


Entre algumas informações interessantes sobre a cegonha, encontrei que ela é uma ave migratória, de grande porte, com cerca de um metro de altura e até 3 quilos de peso. Não tem faringe e por isso não emite sons vocais; emite sons batendo com o bico (gloterar). Habita zonas alagadas, pântanos, margem de lagos e se alimenta de rãs, peixes, insetos, minhocas,etc. Existem sete espécies e destaco aqui a cegonha branca (ciconia boyciana).




 Vamos à lenda:
  
A lenda tem origem na Escandinávia e, apesar de muito antiga e não ser a única lenda em volta das cegonhas, se popularizou em meados do século XIX com a obra, A cegonhade Hans Christian Andersen (1805-1875). 

No antigo Egito, o hieróglifo em forma de cegonha significa "alma".

Na cultura hebraica, a palavra "cegonha" (חסידה/chasidah) significa "misericordioso".

Na mitologia eslava, elas eram as responsáveis por levar as almas do paraíso para a Terra. 

Na Grécia antiga foi criada uma lei chamada Perlagonia (do grego antigo pelargos, que significa cegonha) obrigando os filhos a cuidarem dos pais quando velhos. As cegonhas eram tão respeitadas que até o séc XVI, se uma cegonha aparecesse durante uma execução, o condenado era perdoado, pois acreditava-se que a ave sabia de sua inocência.

No folclore alemão há registros da crença de que as cegonhas encontravam bebês em pântanos ou cavernas e, caridosas, os traziam de volta para a cidade. Se um casal quisesse um desses bebês, precisava anunciar colocando doces na janela.

Na Idade Moderna, cartões inspirados no afeto das cegonhas traziam o desenho de uma cegonha com um bebê em uma fralda, pendurado em seu bico, representando assim o nascimento dos bebês.

E aqui no Brasil, até meados do século XX, a cegonha foi muito ulilizada por pais e professores, quando não conseguiam explicar o nascimento dos bebês para as crianças e diziam que eram trazidos pela cegonha.

A cegonha foi eleita nessa simbologia por causa de suas características:  dócil, protetora, cuidadora das aves doentes ou mais velhas, monogâmica, fazia seus ninhos ao lado das chaminés das casas e sempre voltavam para por seus ovos e cuidar dos filhotes no mesmo lugar. 

De todos os animais, é o que mais se destaca na dedicação aos filhos. Segundo alguns observadores, ela  prefere a própria morte na impossibilidade de salvar seus filhotes.


E hoje, essa figura linda ainda encanta as mamães gestantes que a utilizam nas decorações dos enxovais de seus bebês..

Referências:
http://www.dicionarioinformal.com.br/cegonha/
http://www.planetvet.com.br/index.php/econhecimento/animais-silvestres/aves/159-cegonha-branca-ciconia-ciconia


Agora vou mostrar
um pouco do meu trabalho artesanal em feltro
que encantou uma futura mamãe::

Fiz o desenho


Passei para o molde



Cortei no feltro
Fiz o caseado, montei
e pronto!

Está aí uma cegonha fofa
para colocar na porta da maternidade
anunciando a chegada do príncipe
 João Vinícius!
Seja bem vindo a este Planeta, bebê!






Veja, nesse video, o PAP de como fiz essa cegonha:


Para encomendar, envie um Email: mamaynena@yahoo.com.br
ou clique na palavra COMPRAR, logo abaixo:

COMPRAR




Comentários

  1. Oi minha amiga, fiquei com lágrimas nos olhos com esse seu post. Estou muito feliz e emocionada, vc conseguiu materializar a imagem que tive da cegonha me trazendo meu BB. Obrigada pelo carinho nitidamente mostrado na confecção deste sonho materializado em feltro!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amiga, fiquei com lágrimas nos olhos com esse seu post. Estou muito feliz e emocionada, vc conseguiu materializar a imagem que tive da cegonha me trazendo meu BB. Obrigada pelo carinho nitidamente mostrado na confecção deste sonho materializado em feltro!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Papel Paraná ou Papel Panamá?

Algumas vezes me perguntaram qual seria o nome certo do papel que utilizamos no nosso artesanato, se PARANÁ ou PANAMÁ. Então, dando asas a uma das características que tenho que é uma forte curiosidade em saber a origem das coisas,   realizei uma pesquisa para tirar a dúvida,  já que lido com artesanato e utilizo sempre o nome PAPEL PARANÁ em minhas   apostilas . Resolvi passar a informação que encontrei. Li muitos textos e encontrei algumas poucas referências particulares  com o termo  papel panamá, porém em todas os sites oficiais (revendedores e fabricantes), encontrei o nome Papel Paraná e Papelão cinza. Para nós, artesãs, o nome não faz muita diferença, pois o que importa mesmo é o efeito em nossas peças. PARANÁ OU PANAMÁ, eis, aí como utilizo nos personagens que faço em feltro para que eles fiquem em pé sozinhos nas decorações de festas infantis.  Segue o que encontrei sobre essa diferença: Papelão Paraná  é fabricado diretamente a partir da madeira de pinu

Cogumelo em feltro - Passo a Passo

Cogumelos são tão lindos! E esse que vc vai aprender a fazer em feltro é maravilhoso para decorar  centros de mesa de festinhas infantis de vários temas. Acompanhando o passo a passo aqui vc pode fazer muitos deles, não só para decoração como também para lembrancinhas, é só reduzir as medidas. Antes de fazer, olha só um cogumelo de verdade, feito por Deus, não é lindo?                                      Agora veja o que vc pode fazer com feltro! Boas feltrofofurices para vc! Materiais:   Feltro vermelho Feltro branco Linha branca Linha vermelha Cola quente Enchimento em fibra Garrafa pety grande cheia de areia Papel paraná ou papelão bem duro Agulha e tesoura Máquina de costura Vamos começar a fazer agora? 1. Passo :     Corte um círculo no feltro vermelho (30 cm de diâmetro) e  mais 5  círculos no feltro branco (4 ou 5 cm de diâmetro). 2. Passo : Costure  os círculos brancos no feltro vermelho com ponto atrás. Deixe uma aberturinh

Pedro Vitor - Significado do nome

Pedro : Significa "pedra", "rochedo". Com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas), que significa literalmente "pedra, rochedo".  Pedro foi um dos 12 discípulos de Jesus, o acompanhou até sua crucificação e chegou a negar que o seguia por três vezes, como previu Jesus Cristo antes da sua morte. Porém, após a ressureição de Cristo, Pedro saiu levando as Boas Novas do Evangelho de Cristo com muita fé e poder derramado pelo próprio Deus sobre ele. Segundo a Bíblia (Atos 5:14-15), Pedro anunciava Jesus Cristo com tanta propriedade e fé que a multidão dos que criam, crescia cada vez mais e até transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em macas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles e os curassem. Pedro foi perseguido e morreu em 64 d.C, crucificado de cabeça para baixo, em Roma, na época em que Nero governava. Vitor tem origem no latim Victor, que si